Greg Lynn teve seu bacharelado de Arte, Filosofia e Design na Universidade de Miami, com especialização em arquitetura pela Universidade de Princeton. Ele tem hoje um destaque por suas formas abstratas e irregulares, cada uma com forma e tamanhos únicos. Seus estudos volumétricos são produzidos por programas de computador, possibilitando uma enorme variação dessas superfícies virtualmente infinitas.
Ele usa técnicas que produzem elementos flexíveis e de inúmeras curvas, ao invés de um conjunto fixo de pontos, por esse motivo, pode-se dizer que sua arquitetura é “líquida”. Ao invés de cortar portas e janelas, as aberturas se adaptam as áreas côncavas e convexas, criando detalhes discretos. Essas partes são feitas de madeira e aço, todos fabricados através de computadores robóticos e de uma máquina cortante a jato de água de alta pressão.
A arquitetura de fluidos, hoje mais conhecida como Arquitetura Líquida se faz presente através das superfícies maleáveis, fluidas e flexíveis, aonde não se sabe o que é teto, piso e parede, por serem contínuas e incertas. A estrutura é uma grelha rígida comum mas que foi aprimorada, por ser flexível, maleável e flúida. Hoje o mundo não se limita ao concreto, por esse motivo segue adiante pelo virtual. O cérebro robótico é capaz de criar inúmeras formas derivadas de ângulos e equações matemáticas em questões de segundos. Depois do estudo volumétrico, entra em ação a insuperável mente humana, que se faz possível a reprodução real daquela forma por trás da tela de um monitor.




Greg Lynn trabalha e repensa nas diferentes combinações das superfícies deformadas, levando em conta as forças físicas externas e os processos tecnológicos onde se desenvolvem transformações usando meios de animação superiores aos softwares de arquitetura convencionais. Se faz presente uma busca incessante pelos sistemas que simulam a aparência da vida, pelos efeitos especiais e o desenvolvimento de um método de projeto dinâmico, apenas com o uso da geometria tipológica. Essa geometria pode ser dobrada, torcida, deformada, e referenciada, para quando se fizer necessário manter sua linearidade.

É com muito trabalho, criatividade e tecnologia que Greg Lynn dá vida aos seus projetos quase que utópicos. Se dedica aos estudos das formas, movimentos e luzes para de alguma forma enfrentar as leis da física que pareciam ser imbatíveis, ao mesmo tempo que respeita as regras do mundo real. Arquitetura futurista, que mexe com a cabeça dos observadores, parecendo nos levar para outras dimensões, em um mundo paralelo, mas sem fugir da real beleza, forma e função.

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