Marcos Novak nasceu na Venezuela em 1957, ainda quando pequeno se mudou para a Grécia, onde desenvolveu o interesse pela música (tomando aulas de violão) e pelo movimento virtual acompanhando o trabalho do avô paterno que era um ator de cinema. Em 1980 recebeu seu bacharelado em arquitetura pela universidade de Ohio e em 1983 ele completou o mestrado com a tese de uso do computador como uma ferramenta compositiva. Porém, somente em 1989 que ele intensificou os estudos em ciberespaço como fundador e diretor do Laboratório de Ambientes Virtuais Imersivos e do Design Avançado de Programa de Investigação para a escola de arquitetura da universidade do Texas em Austin.
A evolução de novas tecnologias eletrônicas e da mídia digital estenderam os domínios da criatividade e arte para a realidade virtual. O uso da multimídia tem sido responsável por trazer esse pensamento de que a arquitetura, agora, abraça o mundo do ciberespaço.
O trabalho de Novak é pertinente aos seus estudos e manifestações de novas formas estéticas. Ele cria, no ciberespaço, objetos tridimensionais especificando uma forma de relação e proporção, sendo que qualquer mudança nesses parâmetros resulta na total transformação da figura. Ele acredita que a arquitetura é, hoje, um produto de convergência entre a ciência e a arte, ou seja, a tecnologia e a arte. É comum ouvir falar em termos como “arquitetura líquida de ciberespaço” e “transarquitetura” quando se fala em Novak, isso porque esses termos utilizados por ele são especificamente criados sobre o domínio virtual e que não existe no mundo físico, porém acaba por ser uma interação do real com o virtual.
Novak se considera um “trasarquiteto” e de acordo com sua própria definição “transarquitetura” significa:
“Um novo domínio alargado de forma a incluir inteligência local, remota, e como um espaço virtual novo;… as técnicas de concepção deve conceber a arquitetura algorítmica, modelando-a diretamente a partir de dados através de novas técnicas como a prototipagem rápida, e ligá-la perfeitamente ao espaço virtual, onde uma estrutura paralela conceitual e poética se aplica.”
Em outras palavras a “transarquitetura” é a intercessão de informação em forma de algarismos e mundo material, como protótipos robóticos. Novak também criou um novo termo para desmaterializar a arquitetura na área cibernética, “arquitetura líquida de ciberespaço”. Isso é o resultado da combinação de arquitetura, ciberespaço e virtualidade, onde a composição do espaço é o objeto realidade que resulta da construção de uma mente.
Suas composições são basicamente criadas por um algoritmo genérico seguido de processos de sobreposição e de filtragem para que a criação seja visível. Depois de sobrepor informações, Novak funde a algorítmica composição com dados digitalizados,
a nova imagem revela novos padrões e novas estruturas de imagens. Com mais processamentos de imagens, ele adquire novas variações de figuras. Em seguida, ele faz mapeamentos tridimensionais na composição algorítmica de ciberespaço. Por ultimo, a “arquitetura líquida” é revelada em duas composições: uma com variações de informações e outra com formas tridimensionais.
Abaixo o resultado de seus trabalhos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário